quarta-feira, 18 de abril de 2012

JORGE ELIAS NETO (1964- )

Jorge Elias Neto nasceu em Vitória, capital do Espírito Santo, em 1964. Médico, poeta. Graduado pela UFES, em 1988. Cardiologista pela Beneficência Portuguesa e pelo Instituto de Cardiologia,IDPC - em São Paulo, 1989/1992. Fellow em cardiologia pela Universidade de Paris VI - 1993/1994. Mestrado em Fisiologia Cardíaca - UFES. Jorge Elias Neto mantém um blog na Internet: www.jeliasneto.blogspot.com. A respeito do seu livro Verdes Versos, Jô Drumond, presidente da AFESL deixou o seguinte comentário no blog: “Tive o privilégio de ler um ótimo livro ainda inédito, Verdes versos, de Jorge Elias, e tenho honra de ser a primeira a dar um depoimento sobre ele, neste blog”. - www.jeliasneto.blogspot.com.  É autor de dois livro de poesia: Verdes versos (2007), com prefácio de José Augusto Carvalho e Rascunhos do absurdo (2010), ambos pela FloreCultura.






MÁRMORE

Não deixe que se esgotem as dúvidas.
A pretensão da certeza endireita;
tira a beleza de ser torto.


***



VISÃO PASSADISTA

Recorro aos bastidores da memória,
Onde, atrás das cortinas,
ainda resta alguma luz a projetar o pretérito.
Percorro o caminho inverso
dos fatos desnovelados.
Vejo que o verso pende
atado ao pó do meu querer.
E por assim pender, frágil,
ele surge vulnerável ao que me causou
prazer ou sofrimento.
Se pouco falo do amor,
talvez seja pelo peso dos homens que passaram
ou, talvez, pelo meu peso.
Matizes de minha consciência.

Que é que pode existir de original no verso que
já partiu passado?


***


A REALIDADE DE CADA UM


Desconheço a ordenação dos anjos,
mas sei das cores nas fachadas das casas.

Na foto antiga, as casas já receberam
O insofismável tom trazido pela areia do tempo.
Naqueles olhos ausentes,
que cruzaram desapercebidos
a falsa eternização do momento
surpreendo o olhar humano.
Desconheço a verdade dos santos,
mas tenho aprendido sobre a mutilação do desejo.


***




Um comentário: