terça-feira, 11 de junho de 2013

ANA ELISA MERCADANTE (1926 - )

Ana Elisa Viana Mercadante nasceu em São Luis do Maranhão em 1926. Poeta, diplomada em Letras (1945), diplomada em medicina (1953), médica psicanalista. Autora de Os ritos da noite





miragens


Os versos tristes surgem dos meus prantos,
Banhados pelas ondas, pelos sais, 
Dos frios, insistentes mares, tantos
Que me anunciam eras glaciais.

Se há restos de ternura pelos cantos,
Há tênues sóis que não me aquecem mais.
Vestiu-me a idade em castigados mantos
Precários nas arenas invernais.

Porém se a noite volta-me ao passado 
Retorno em alegrias, esperanças, 
Antigas cores, jovem ao teu lado,
Oásis vivo à seiva de lembranças. 

Rebelde ao tempo, o sonho, em seus ardis
Sempre floresce em quem já foi feliz. 


***



O DOCE PÁSSARO


Em raros, 
cada vez mais raros, 
momentos,
certos movimentos, 
às vezes bruscos, 
outros lentos,
tão ágeis modos de energia, 
passos
ou estender de braços
em graça 
e planos de harmonia,
em curvas
firmes de amplitude,
me instalo
em breve mocidade.

Indiferente ao tempo rude.
tendo por dote o infinito 
e por presente a eternidade.


***



PERFEIÇÕES


No ubíquo mar da minha inveja
nadam e surfam jovens seminus
Na pele espelho, o sol imprime ouros.
Montando águas, potros luzidios
empinam ondas.
Sobem na tensão
turbando arcos verdes de cristal.
Se lançam:
setas ávidas de vida
rasgando espumas.
Ícaros do mar
se escondem.
Pumas
se embrenhando em ventres
vão grafitando nomes de água e sal.
Ressurgem
lassos de êxtases
de espasmos
mas já buscando a volta, o renovar.

No horizonte vagas perfeições
formam volumes, planos e apelos.

No leito seda,
as curvas destruídas,
em letargia,
afagam pés que fogem.

São deuses.
Deuses alheios ao meu mau olhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário