quinta-feira, 19 de maio de 2016

AFFONSO HELIODORO (1916 - )

Affonso Heliodoro nasceu em Diamantina, em 1916, e foi aluno da mãe do presidente conterrâneo, Júlia Kubitschek. Também trabalhou com JK no governo de Minas Gerais e coordenou as campanhas políticas do político. Mesmo após o fim do governo do ex-presidente, Heliodoro continuou a acompanhar o amigo de infância nos anos de exílio, em Paris. De volta ao DF, comandou o Memorial JK desde a abertura do espaço, em 1981, até 1997. Com 100 anos muito bem vividos, o pioneiro segue atuando na área cultural, como presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF.







PAZ

Esta noite tu dormias tão tranquila!
Teu respirar ritmado trazia-me aos ouvidos
músicas que ninguém ouviu.
Só eu, apaixonado, pude encantar-me
com os acordes dos anjos que,
no ritmo suave de teu sono,
tocavam, de leve, as cordas de suas harpas
e delas tiravam notas e sons celestiais.
A harmonia de teu sono encheu de paz
o nosso quarto.
Mais uma noite feliz ao lado teu.

***


 
VÊNUS CIUMENTA

Desponta lá no céu a lua cheia!
Sobe airosa e toda se enfeita.
Brincam e bailam ao seu redor
milhões de estrelas!
Vénus enciumada afasta-se do bale.
Orgulhosa, fica lá em baixo,
lá embaixo, sozinha.

Perco meus olhos pelas alturas.
Sonho.

Surpreendo-me a vogar pelo passado.
Cenas de um tempo que se foi.
Acordo e vejo as marcas que ficaram
e hoje voltam à minha realidade.


***
                                 

ACALANTO

Para embalar teu sono de menina
fiz do meu canto doce melodia.
Minh'alma ao ver-te toda se ilumina.
Se escura a noite, para mim é dia.

Teu sono leve, ao leve respirar,
é belo encanto que me alegra a alma.
Vendo-te pura e doce para amar
sinto que me seduz e a alma me acalma.

Olho-te mais e mais me asseguro:
Caminhos vários aqui me trouxeram,
ao porto desta vida em que seguro

meu pobre barco que vogava ao léu,
por mares turvos que te antecederam,
encontra em ti a terra firme e o céu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário